top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Spotify
  • Apple Music

Histórico: PM da Bahia promove a primeira mulher ao posto de coronel em 200 anos

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • há 23 horas
  • 2 min de leitura

Com 32 anos de carreira, a dentista Ivana Teixeira Andrade atinge o topo da hierarquia militar; promoção foi oficializada pelo governo do estado.

Primeira coronel da história em 200 anos
 Marco Histórico: PM da Bahia tem a primeira Coronel mulher da história _ Crédito: Sgt RRC Magno_PMBA

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) registrou um marco inédito em sua história bicentenária. Pela primeira vez, uma mulher alcançou o posto mais alto da corporação: a patente de Coronel. A promoção da então tenente-coronel Ivana Teixeira Andrade, do Quadro de Oficiais de Saúde (QOS), foi oficializada no Diário Oficial do Estado (DOE) da última terça-feira (4).


Aos 56 anos e com 32 dedicados à farda, a nova coronel é graduada em Odontologia pela UFBA e possui o Curso de Comando e Estado Maior (CCEM), requisito fundamental para a ascensão ao topo da carreira. Sua trajetória une a gestão da saúde policial à estratégia militar, tendo comandado a Odontoclínica da corporação.


"Eu me sinto honrada de estar aqui neste lugar, ocupando esse espaço, e espero em breve que muitas mulheres estejam aqui", declarou a oficial.

Sua carreira é decorada com honrarias como a Medalha Marechal Argolo e a Medalha Três Marias, além de reconhecimentos por tempo de serviço.


Nós, mulheres, temos uma vida muito cheia de atividades, porque somos esposas, mães, filhas... Aí que está a grande dificuldade da mulher e também a força", destacou Coronel Ivana.

Avanço na Tropa


As promoções, assinadas pelo governador Jerônimo Rodrigues, contemplaram um total de 130 oficiais. Além do feito histórico de Ivana, o ato reforçou a presença feminina no comando: outras 11 mulheres foram promovidas ao posto de tenente-coronel, a segunda patente mais alta da hierarquia, sinalizando uma mudança gradual no perfil de liderança da segurança pública baiana.

Comentários


bottom of page