top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Spotify
  • Apple Music

Índice expressivo da dengue no Brasil deixa população em alerta

  • Foto do escritor: Alipio Filho
    Alipio Filho
  • 29 de fev. de 2024
  • 1 min de leitura

Na Bahia, a sétima morte foi confirmada nesta quinta-feira (29)

focos confirmados do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya
Focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya - Reprodução

Com mais de 900 mil possíveis casos da doença transmitida pelo aedes aegipty, e 184 mortes, o ministério da saúde está se reunindo com estados e municípios para acabar com o surto da dengue no início de 2024. Nas ações está o início da vacinação no SUS, com mais de 700 mil doses. A vacinação já está ocorrendo para crianças de 10 a 14 anos.


Os estados do Acre, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina e o Distrito Federal decretaram situação de emergência em saúde pública.


Na Bahia, a sétima morte foi confirmada nesta quinta-feira (29) pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Piripá, Ibiassucê, Jacaraci, Irecê, Vitória da Conquista e Feira de Santana foram as cidades onde ocorreram os óbitos.


Em Salvador são possíveis 1.066 casos de dengue, e os griparios serão reabertos na próxima semana em Itapuã e nos Barris para auxiliar os postos de saúde.


Transmissor também da Zika, Chikungunya e Febre Amarela o Aedes Aegipty põe seu ovos em locais que armazenem água limpa parada, em ambientes externos e internos.


No última terça-feira (20), os Estados Unidos emitiu um alerta para os viajantes que estiverem vindo ao Brasil, por causa da dengue. No comunicado o país pede aos cidadãos que verifiquem a cartilha de vacinação.

Comentários


bottom of page