Salvador ganhará 836 novos pontos de ônibus
- Rony Costa

- 1 de mar. de 2023
- 2 min de leitura

Foto; Divulgação SEMOB
Nos próximos quatro anos, o mobiliário urbano de Salvador passará por uma modernização inédita. A novidade foi apresentada ontem (28), pelo prefeito Bruno Reis, na Rua Martagão Gesteira, no bairro da Graça. Até 2027, pontos de ônibus, paradas de táxi, lixeiras, relógios públicos e bicicletários serão implantados, reformados e informatizados, de modo a garantir mais conforto, segurança e informação para quem utiliza transporte público e depende do trânsito para a locomoção diária.
Além disso, foram apresentadas quatro novas bases novas de monitoramento para uso da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). No total, serão substituídos, por exemplo, 836 abrigos de coletivos e 200 pontos de táxis, que vão dispor de informações sobre clima, tempo de espera de coletivos e outros recursos tecnológicos.
Na ocasião, o chefe do Executivo municipal apresentou o contrato da Prefeitura com a Eletromidia, maior veículo de mídia Out of Home do Brasil. Segundo concessão assinada em janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a empresa ficará responsável pela instalação, manutenção e informatização dos equipamentos por um prazo de 20 anos. Mídia Out of Home (OOH) é uma das principais formas de publicidade em locais públicos, de grande circulação e ao ar livre e tem como objetivo alcançar as pessoas durante seus trajetos fora de casa.
Em seu discurso, o prefeito ressaltou a importância da parceria para a modernização dos equipamentos, o que vai garantir conforto, informação e segurança para o cidadão.
“Este ato simboliza o início da troca de todo mobiliário urbano da cidade. Fizemos uma licitação em 2021 e hoje apresentamos o início desses resultados. Essa concessão representa uma arrecadação de R$ 187 milhões ao município. Este foi o maior valor pago no Brasil para concessão de ações em benefício de mobiliários urbanos”, destacou.
Concessão
O contrato de concessão foi dividido em dois lotes. O primeiro é referente ao sistema de informação e limpeza urbana, que prevê a instalação e manutenção de 200 relógios, 50 painéis de mensagens variáveis e 25 conjuntos diretórios, além da instalação de 3 mil lixeiras. O segundo compreende o sistema de transporte da capital baiana com a instalação e manutenção de 836 abrigos de ônibus, 200 abrigos de táxis e 500 bicicletários.
Segundo José Carlos Jr., diretor de Relações Institucionais da Eletrônica, parceira da Prefeitura na ação, a estrutura dos novos pontos de ônibus foi pensada exclusivamente para a realidade de Salvador, de acordo com as características da capital baiana.
“Foi um design totalmente pensado em Salvador, suas particularidades e necessidades. Temos dois lotes contratados. O primeiro relativo aos abrigos de ônibus, com 836 abrigos de coletivos e 200 para táxis”, afirmou.









Comentários