Protestos contra PEC da Blindagem e anistia marcam domingo em diversas capitais
- Redação

- 21 de set.
- 2 min de leitura
Manifestações em pelo menos 30 cidades reúnem artistas, movimentos sociais e lideranças políticas em defesa da democracia

Milhares de pessoas foram às ruas de pelo menos 30 cidades e 22 capitais brasileiras neste domingo (21) para protestar contra a chamada PEC da Blindagem e o projeto de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro.
Com a presença de artistas, movimentos sociais e lideranças políticas, os atos destacaram a rejeição à proposta que dificulta o processamento de parlamentares sem aval do Congresso e a contestação à anistia que pode beneficiar condenados por tentativa de golpe de Estado, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na Avenida Paulista, em São Paulo, milhares se reuniram para acompanhar shows de grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Djavan, Maria Gadú e Marina Sena. No Rio de Janeiro, o protesto em Copacabana contou com trio elétrico e a participação de artistas e ativistas. Em Salvador, o Morro do Cristo recebeu Daniela Mercury, Wagner Moura e Baco Exu do Blues, entre outros.

Outras cidades como Brasília, Belo Horizonte, Belém, Recife, Porto Alegre e Fortaleza também registraram mobilizações. Em Brasília, o Museu Nacional recebeu o cantor Chico César, enquanto em Belo Horizonte, Fernanda Takai e o rapper Renegado se apresentaram na Praça Raul Soares.

Movimentos como Frente Povo Sem Medo, Frente Brasil Popular, MST, MTST, além de centrais sindicais e partidos como PT, PSOL e PCdoB, estiveram à frente da convocação. O lema mais repetido nos atos foi “Congresso inimigo do povo”, em crítica à prioridade dada à PEC e à anistia em detrimento de pautas sociais como a taxação de super-ricos.
As manifestações também marcaram o Dia Internacional da Paz e reforçaram a defesa da democracia, da justiça e do combate à impunidade.
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Otto Alencar, informou que a PEC da Blindagem está prevista para entrar na pauta da próxima reunião do colegiado, marcada para quarta-feira (24).









Comentários