top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Spotify
  • Apple Music

Protestos contra PEC da Blindagem e anistia marcam domingo em diversas capitais

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 21 de set.
  • 2 min de leitura

Manifestações em pelo menos 30 cidades reúnem artistas, movimentos sociais e lideranças políticas em defesa da democracia

Protestos em Salvador contra PEC DA BLINDAGEM
Protestos em Salvador — @candidonobre| @manifesta.coletiva

Milhares de pessoas foram às ruas de pelo menos 30 cidades e 22 capitais brasileiras neste domingo (21) para protestar contra a chamada PEC da Blindagem e o projeto de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro.


Com a presença de artistas, movimentos sociais e lideranças políticas, os atos destacaram a rejeição à proposta que dificulta o processamento de parlamentares sem aval do Congresso e a contestação à anistia que pode beneficiar condenados por tentativa de golpe de Estado, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Protestos contra PEC da Blindagem
Av. Paulista — Fotos: @fotografia.75 / @midianinja

Na Avenida Paulista, em São Paulo, milhares se reuniram para acompanhar shows de grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Djavan, Maria Gadú e Marina Sena. No Rio de Janeiro, o protesto em Copacabana contou com trio elétrico e a participação de artistas e ativistas. Em Salvador, o Morro do Cristo recebeu Daniela Mercury, Wagner Moura e Baco Exu do Blues, entre outros.

Protestos no Mato Grosso do Sul
Campo Grande no Mato Grosso do Sul — Fotos: @aliccerds / cc @midianinja

Outras cidades como Brasília, Belo Horizonte, Belém, Recife, Porto Alegre e Fortaleza também registraram mobilizações. Em Brasília, o Museu Nacional recebeu o cantor Chico César, enquanto em Belo Horizonte, Fernanda Takai e o rapper Renegado se apresentaram na Praça Raul Soares.

Campo Grande no Mato Grosso do Sul — Fotos: @aliccerds / cc @midianinja
Campo Grande no Mato Grosso do Sul — Fotos: @aliccerds / cc @midianinja

Movimentos como Frente Povo Sem Medo, Frente Brasil Popular, MST, MTST, além de centrais sindicais e partidos como PT, PSOL e PCdoB, estiveram à frente da convocação. O lema mais repetido nos atos foi “Congresso inimigo do povo”, em crítica à prioridade dada à PEC e à anistia em detrimento de pautas sociais como a taxação de super-ricos.


As manifestações também marcaram o Dia Internacional da Paz e reforçaram a defesa da democracia, da justiça e do combate à impunidade.


O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Otto Alencar, informou que a PEC da Blindagem está prevista para entrar na pauta da próxima reunião do colegiado, marcada para quarta-feira (24).

Comentários


bottom of page