top of page

Projeto transforma abadás do Carnaval de Salvador em mochilas escolares para rede pública

Os foliões vão poder depositar os abadás nas urnas espalhadas em pontos estratégicos, em Salvador, durante o período do Carnaval

Criança com mochila escolar
Projeto Refoliar _ Foto: Divulgação

O Carnaval de Salvador ganha um novo significado com o projeto Refoliar, que transforma abadás usados em mochilas escolares para estudantes da rede pública. A iniciativa alia sustentabilidade, ação social e educação, dando um novo destino aos resíduos têxteis e promovendo a conscientização ambiental.


Os foliões poderão doar seus abadás durante a festa e entre os dias 1º e 10 de março, em urnas espalhadas por circuitos da folia, camarotes, shopping centers e no aeroporto. As peças arrecadadas serão reaproveitadas por costureiros capacitados, gerando emprego e renda.


“Quando promovemos a capacitação desses profissionais, geramos trabalho e dignidade. O aprendizado permite que continuem aplicando a técnica após o Carnaval, agregando valor aos produtos”, afirma Aparecida Queiroz, idealizadora do projeto.

Segundo dados do Sebrae, 170 mil toneladas de roupas são produzidas anualmente no Brasil, mas apenas 20% são recicladas ou reaproveitadas. O Refoliar busca reverter esse cenário e está alinhado a sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, incluindo consumo responsável, educação de qualidade e geração de renda.


O projeto conta com o apoio de artistas como Gilmelândia, Carla Visi e Tatau, além das jornalistas Wanda Chase e Rita Batista. Também reúne parceiros como a Rede Bahia, Salvador Bahia Airport e Camarote Viva Bahia. A realização é da Plural e Focus Projetos.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page