Projeto transforma abadás do Carnaval de Salvador em mochilas escolares para rede pública
- 071 News
- 24 de fev.
- 1 min de leitura
Os foliões vão poder depositar os abadás nas urnas espalhadas em pontos estratégicos, em Salvador, durante o período do Carnaval

O Carnaval de Salvador ganha um novo significado com o projeto Refoliar, que transforma abadás usados em mochilas escolares para estudantes da rede pública. A iniciativa alia sustentabilidade, ação social e educação, dando um novo destino aos resíduos têxteis e promovendo a conscientização ambiental.
Os foliões poderão doar seus abadás durante a festa e entre os dias 1º e 10 de março, em urnas espalhadas por circuitos da folia, camarotes, shopping centers e no aeroporto. As peças arrecadadas serão reaproveitadas por costureiros capacitados, gerando emprego e renda.
“Quando promovemos a capacitação desses profissionais, geramos trabalho e dignidade. O aprendizado permite que continuem aplicando a técnica após o Carnaval, agregando valor aos produtos”, afirma Aparecida Queiroz, idealizadora do projeto.
Segundo dados do Sebrae, 170 mil toneladas de roupas são produzidas anualmente no Brasil, mas apenas 20% são recicladas ou reaproveitadas. O Refoliar busca reverter esse cenário e está alinhado a sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, incluindo consumo responsável, educação de qualidade e geração de renda.
O projeto conta com o apoio de artistas como Gilmelândia, Carla Visi e Tatau, além das jornalistas Wanda Chase e Rita Batista. Também reúne parceiros como a Rede Bahia, Salvador Bahia Airport e Camarote Viva Bahia. A realização é da Plural e Focus Projetos.
Comments