Interrupção elétrica afeta Bahia e provoca caos em diversas cidades
- Redação

- 15 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que apagão nacional registrado em várias cidades do Brasil afeta regiões Nordeste, Norte e Sudeste

Uma inesperada interrupção elétrica atingiu o estado da Bahia e várias cidades nesta terça-feira (15). O 'apagão', que também reverberou por outras regiões do Brasil, resultou na ausência de energia elétrica em múltiplos locais, desencadeando uma série de consequências inesperadas.
A CCR Metrô Bahia, entidade responsável pelo sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, comunicou a evacuação temporária e a suspensão das operações do metrô. A situação acarretou na desocupação de estações de metrô, na desativação de semáforos e na paralisação do Elevador Lacerda, um importante ponto turístico em Salvador. As equipes de mobilidade e transporte estão adotando medidas para atenuar os transtornos para os usuários.
O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que a situação afetou sobretudo as regiões Nordeste, Norte e Sudeste, decorrente da abertura da interligação entre redes. As causas precisas deste incidente estão sob investigação pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
A Neoenergia Coelba, responsável pelo serviço na Bahia, revelou que a interrupção da energia elétrica foi detectada às 8h31 e que a restauração das cargas afetadas está ocorrendo progressivamente, mediante autorização do ONS. Cerca de 50% dos consumidores inicialmente impactados na Bahia já tiveram a situação normalizada até as 11h.
Além das perturbações no fornecimento elétrico, o 'apagão' também impactou o abastecimento de água em várias localidades. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) comunicou que os sistemas de abastecimento de água foram afetados, e o serviço será gradativamente retomado.
Apesar dos desafios, os hospitais da rede estadual e o Aeroporto de Salvador continuaram operando essencialmente com o auxílio de geradores.
O ONS comunicou que a recomposição da energia já foi iniciada em todas as regiões afetadas, mas não há previsão para a normalização total do fornecimento. As causas dessa ocorrência ainda estão sendo investigadas. A população anseia pelo retorno à normalidade após esse episódio inesperado de interrupção elétrica.









Comentários