INSS começa a devolver descontos indevidos a aposentados e pensionistas nesta segunda (26)
- 071 News
- há 18 horas
- 2 min de leitura
Reembolsos totalizam R$ 292 milhões e serão realizados junto ao pagamento dos benefícios entre 26 de maio e 6 de junho

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia nesta segunda-feira (26) a devolução de descontos indevidos aplicados na folha de pagamento de abril de aposentados e pensionistas. Ao todo, serão reembolsados R$ 292 milhões, sem a necessidade de solicitação por parte dos beneficiários.
A medida ocorre após o INSS determinar, no fim de abril, a suspensão de descontos relativos a mensalidades associativas. No entanto, como a folha já havia sido processada, os valores chegaram a ser descontados dos pagamentos feitos entre 24 de abril e 8 de maio. Apesar disso, o montante não foi repassado às entidades e será agora restituído.
A devolução será feita automaticamente junto ao pagamento regular dos benefícios, entre os dias 26 de maio e 6 de junho, conforme o calendário de pagamentos do INSS. Confira as datas:
Para quem recebe até um salário mínimo:
Final 1: 26 de maio
Final 2: 27 de maio
Final 3: 28 de maio
Final 4: 29 de maio
Final 5: 30 de maio
Final 6: 2 de junho
Final 7: 3 de junho
Final 8: 4 de junho
Final 9: 5 de junho
Final 0: 6 de junho
Para quem recebe acima de um salário mínimo:
Finais 1 e 6: 2 de junho
Finais 2 e 7: 3 de junho
Finais 3 e 8: 4 de junho
Finais 4 e 9: 5 de junho
Finais 5 e 0: 6 de junho
Como reaver descontos antigos
Os beneficiários que identificarem descontos de mensalidades associativas feitos sem autorização podem contestá-los. O pedido deve ser feito pelo aplicativo Meu INSS, pelo site meu.inss.gov.br ou pela Central 135, sem necessidade de apresentar documentos. Basta informar se autorizou ou não o débito.
A entidade será notificada pelo INSS e, caso não comprove a autorização, deverá devolver os valores ao Instituto, que então fará o reembolso ao beneficiário, pela mesma via do pagamento regular.
Atendimento nos Correios começa dia 30
A partir de 30 de maio, beneficiários também poderão consultar possíveis descontos indevidos em agências dos Correios. Estarão disponíveis 4.730 unidades em todo o país, com atendimento presencial especialmente voltado a pessoas com dificuldade de acesso digital.
O INSS reforça que não envia SMS, e-mails, mensagens via WhatsApp, nem faz ligações para tratar sobre reembolsos. Os únicos canais oficiais são o aplicativo Meu INSS, o site gov.br/inss, a Central 135 e as redes sociais verificadas.
Em caso de dúvida, a recomendação é não clicar em links suspeitos, não compartilhar dados pessoais e sempre buscar informação por canais oficiais.
Comentarios