top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Spotify
  • Apple Music

Como votaram os deputados na PEC da Blindagem: apoio do PT e maioria do Centrão

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 17 de set.
  • 2 min de leitura

Com o apoio do PT e a adesão de diversas siglas do Centrão, a PEC da Blindagem foi aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados.

16/09/2025 - Plenário - Sessão Deliberativa
Discussão e votação de propostas legislativas — Crédito: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Blindagem, com o apoio de 12 deputados do PT e a decisão do governo de liberar sua bancada. A proposta teve forte apoio também por parte de deputados da oposição e de várias legendas do Centrão.


A votação registrou 353 votos a favor, 134 contra e uma abstenção, superando os 308 votos necessários para aprovação.


Entre os partidos do Centrão, apenas o PSD apresentou uma resistência significativa, com 18 deputados votando contra, incluindo o líder da sigla, Antônio Brito (BA). Nas demais siglas, o apoio à PEC foi mais amplo, com a rejeição restrita a 12 deputados (quatro do União, três do PP, cinco do MDB e nenhum do Republicanos). O Novo teve um posicionamento mais dividido, com quatro de seus cinco deputados votando contra.


O PL, por sua vez, se alinhou fortemente à PEC, sem votos contrários, como parte de um possível acordo que inclui a discussão sobre a anistia aos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.


Do lado petista, os deputados que votaram favoravelmente à proposta foram: Airton Faleiro (PA), Alfredinho (SP), Dilvanda Faro (PA), Dr. Francisco (PI), Flávio Nogueira (PI), Florentino Neto (PI), Jilmar Tatto (SP), Kiko Celeguim (SP), Leonardo Monteiro (MG), Merlong Solano (PI), Odair Cunha (MG) e Paulo Guedes (MG).


Votação no segundo turno:


No segundo turno, dois deputados do PT, Faleiro e Monteiro, mudaram sua posição e passaram a votar contra a PEC. Os outros dez mantiveram seus votos favoráveis, com o placar final sendo de 344 votos a favor e 133 contra.


Fonte: Levy Teles

Comentários


bottom of page