top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Spotify
  • Apple Music

Caruru faz a alegria de mais de 100 alunos de escola municipal em São Caetano

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 27 de set. de 2023
  • 1 min de leitura

Crianças da Escola Municipal Professor Guedes desfrutam de cardápio afro-brasileiro

Caruru de São Cosme e Damião
Foto: Jefferson Peixoto

Crianças da Escola Municipal Professor Guedes, localizada no bairro de São Caetano, tiveram uma experiência culinária única nesta quarta-feira (27), ao saborearem uma refeição repleta de influências da cultura afro-brasileira. O prato principal foi o tradicional caruru baiano, uma iguaria que também é associada aos festejos dos santos gêmeos Cosme e Damião na capital baiana.


Além do caruru, o cardápio incluiu iguarias como xinxim de galinha, vatapá e arroz. Um dos alunos, Adrian Lorenzo, com apenas 7 anos, expressou sua satisfação com o cardápio: "Eu adoro comida baiana. Para mim, o melhor de tudo foi o frango. Estava tudo muito gostoso e caprichado".

Caruru faz a alegria de mais de 100 alunos de escola municipal em São Caetano
Foto: Jefferson Peixoto

As refeições, preparadas com esmero, foram enriquecidas com o saboroso dendê e, como explicou a merendeira Adelina Lima Silva, também foram temperadas com carinho. Ela enfatizou a importância de oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer e apreciar alimentos autênticos, aprendendo a desfrutar de comida de qualidade.


Cassia Lavínia Andrade, gestora da escola, compartilhou que a unidade tem promovido a valorização da culinária cultural brasileira por meio da merenda escolar por mais de uma década. Ela destacou a importância de uma educação inclusiva que respeite e celebre a diversidade sociocultural do Brasil, combatendo o preconceito e promovendo projetos emancipatórios.


A Escola Municipal Professor Guedes atende a 118 alunos dos grupos 4 e 5, além de crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I. Em outubro, a escola comemorará seu 41º aniversário, continuando a servir como referência em alfabetização infantil para as famílias da comunidade de São Caetano.

Comentários


bottom of page