top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Spotify
  • Apple Music

A hipertensão arterial atinge 30% da população brasileira e pode causar Doença Renal Crônica

  • Foto do escritor: Rony Costa
    Rony Costa
  • 8 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

ree

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa e merece cuidado. Se não tratada, pode causar consequências graves, como doenças cardiovasculares e insuficiência renal. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a doença atinge cerca de 30% da população adulta brasileira. A prática de atividades físicas, alimentação balanceada e controle do peso são algumas das formas de combater a doença, popularmente conhecida como “pressão alta”.


A pressão alta é um problema de saúde pública global. A Organização Mundial da Saúde aponta que o número de hipertensos dobrou nas últimas três décadas e estima-se que mais de 1,2 bilhão de pessoas são portadoras da doença. “Os números da doença são alarmantes. A Hipertensão está associada às principais causas de óbito mundo e é a causa mais comum de Doença Renal Crônica no Brasil.”, destaca a nefrologista Ana Flávia Moura - Membro do Departamento de Diálise da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e Diretora Científica da SBN Bahia.


Ela pode ser causa ou consequência da doença renal crônica, já que os rins são os grandes responsáveis pelo controle da pressão arterial, como explica Ana Flávia. "A pressão persistentemente elevada danifica as artérias renais, além de trazer prejuízos na filtração dos rins, causando lesão renal. A perda da função renal reduz a capacidade dos rins em controlar os níveis pressóricos, resultando em hipertensão”.


LIVRO – Por conta da alta incidência da doença entre a população, Ana Flávia Moura está lançando, em parceria com a também nefrologista, Cibele Isaac Saad Rodrigues, membro do Departamento de Hipertensão da SBN e Diretora Científica da Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo (SONESP), o livro Hipertensão Arterial: manual prático, uso diário, ambulatorial e hospitalar. “O objetivo do livro é facilitar o acesso às informações relacionadas ao manejo da pressão arterial, tão comuns no dia a dia dos profissionais de saúde", ressalta Ana Flávia Moura.


O lançamento acontecerá durante o Congresso Brasileiro de Nefrologia, que ocorre entre os dias 21 e 24 de setembro em Florianópolis-SC. Lançado pela editora Balieiro, o livro contará com 14 capítulos e estará disponível para venda no site da editora. “A obra tem uma abordagem prática e trata das condições associadas ao diagnóstico e tratamento do paciente hipertenso, trazendo as recomendações mais atuais sobre o tema”, completa Ana Flávia.

Comentários


bottom of page