INSS inicia pagamentos de janeiro com reajuste anual nesta segunda-feira
- Redação

- 26 de jan.
- 2 min de leitura
Calendário de depósitos começa para aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu início, nesta segunda-feira (26), aos pagamentos dos benefícios referentes à competência de janeiro de 2026. Este é um dos momentos mais aguardados pelos segurados, pois marca a entrada do primeiro depósito com o reajuste anual do salário mínimo, impactando diretamente o poder de compra de milhões de aposentados e pensionistas.
Seguindo o cronograma padrão da Previdência Social, os depósitos começam prioritariamente para os beneficiários que ganham até um salário mínimo. A liberação ocorre de forma escalonada, baseada no número final do cartão de benefício (desconsiderando o dígito verificador após o traço).
Hoje (26/01): Recebem os segurados que ganham até o piso nacional com final de benefício 1.
Para quem recebe acima do salário mínimo, o calendário de pagamentos terá início apenas na próxima semana, a partir do dia 2 de fevereiro.
O pagamento de janeiro já inclui a correção monetária definida pelo governo federal para 2026. Para a maioria dos segurados (cerca de 70% da folha do INSS), o valor será corrigido com base no novo piso nacional vigente. Já para aqueles que recebem acima do mínimo, o reajuste segue o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado de 2025, garantindo a reposição da inflação.
Como consultar
O extrato de pagamento e os valores atualizados já podem ser consultados pelos segurados através dos canais digitais oficiais, evitando a necessidade de deslocamento até as agências:
Aplicativo "Meu INSS": Disponível para Android e iOS.
Site: gov.br/meuinss
Central Telefônica: Ligando para o número 135 (de segunda a sábado, das 7h às 22h).
O calendário de janeiro para quem ganha até um salário mínimo segue ao longo da semana, pagando finais 2, 3, 4 e 5 até sexta-feira (30), e retomando em fevereiro para os demais dígitos.












Comentários