Governo da Bahia investe mais de R$ 80 milhões em segurança para o Carnaval 2024 da Bahia
- Redação

- 23 de jan de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 13false31 GMT+0000 (Coordinated Universal Time)
Secretaria da Segurança Pública vai ampliar o uso de reconhecimento facial e ativar centros integrados de comando e inteligência nos circuitos da folia, em Salvador e em 75 cidades do interior.

O Governo da Bahia vai investir mais de R$ 80 milhões em efetivo, tecnologia e inteligência para garantir a segurança durante o Carnaval 2024. O aporte será executado pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) e envolve ações em Salvador, nos bairros da capital e em 75 cidades do interior.
Ao todo, cerca de 37 mil profissionais, entre policiais militares, civis, técnicos, bombeiros e equipes administrativas atuarão nos circuitos oficiais e áreas de entorno da festa. Para impedir o acesso de armas de fogo e objetos cortantes, serão montados 42 Portais de Abordagem nos principais acessos.
Tecnologia inédita e monitoramento
Entre as novidades deste ano está a solução de contagem de público, que será usada de forma inédita no Carnaval. A ferramenta, já testada no Festival Virada Salvador, funciona integrada às câmeras inteligentes do Sistema de Reconhecimento Facial, captando as entradas pelos portais e eliminando registros duplicados para estimar o público diário.
O reconhecimento facial estará presente nos 42 acessos e em pontos estratégicos, com foco na identificação de foragidos da Justiça. No total, a festa contará com 371 câmeras de videomonitoramento, sendo 108 com tecnologia de reconhecimento facial, além de duas Plataformas de Observação Elevada.
As patrulhas em campo utilizarão 1.248 dispositivos LTE, com transmissão segura em rede exclusiva das forças de segurança, além de 651 rádios Tetra. A SSP também fará o monitoramento por GPS dos trios elétricos e da movimentação dos veículos envolvidos no evento.
Inteligência integrada
Outra novidade é a implantação do Comitê Integrado de Inteligência e Análise (CIIA), da Superintendência de Inteligência da SSP. O comitê funcionará no Centro de Operações e Inteligência e será responsável por coordenar ações veladas nos três principais circuitos da folia.
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) estará ativado com a participação de 44 instituições estaduais, federais, municipais e privadas. Entre elas, Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícias Federal e Rodoviária Federal, Abin, Tribunal de Justiça da Bahia, Ministério Público, secretarias estaduais e municipais, além de empresas de serviços essenciais.
Dois Centros Integrados de Comando e Controle Móvel (CICCM) também serão utilizados para ampliar a capacidade de resposta durante a festa.
Postos, acolhimento e ouvidoria
Mais de 670 estruturas policiais e de bombeiros serão instaladas ao longo dos circuitos, incluindo 251 Postos Elevados de Observação, para apoio ao policiamento ostensivo e às ações administrativas.
A Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev), em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, manterá três postos de atendimento voltados ao acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, vítimas de violência de gênero e da população LGBTQIAPN+.
Já a Ouvidoria Geral da SSP contará com equipes itinerantes nos circuitos, recebendo sugestões, reclamações, elogios e demandas sobre a atuação das forças de segurança.












Comentários