top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Spotify
  • Apple Music

Moradores de Ribeira do Amparo podem solicitar saque calamidade do FGTS

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 19 de mai.
  • 2 min de leitura

Liberação ocorre devido às fortes chuvas no município; prazo para solicitação online, por meio do aplicativo aplicativo do FGTS, encerra em 17 de agosto

Ribeira do Pombal
Ribeira do Pombal _ Foto: Divulgação

Trabalhadores residentes em Ribeira do Amparo, na Bahia, já podem solicitar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A medida, liberada pela Caixa Econômica Federal, visa auxiliar os moradores afetados pelas recentes e intensas chuvas que atingiram o município.


A solicitação do saque, no valor máximo de R$ 6.220,00 por conta vinculada (limitado ao saldo existente), deve ser realizada exclusivamente através do Aplicativo FGTS até o dia 17 de agosto. Para ter direito ao benefício, o trabalhador deve possuir saldo na conta do FGTS e não ter efetuado saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.


O processo de solicitação é totalmente digital e pode ser feito de forma rápida e prática pelo celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência da CAIXA. Ao acessar a opção "Saques" no aplicativo, o trabalhador deve selecionar "Solicitar saque" e, em seguida, "Calamidade pública", indicando o município de Ribeira do Amparo. Será necessário anexar documentos como foto do documento de identidade (frente e verso), comprovante de residência emitido nos 120 dias anteriores à decretação da calamidade, e uma selfie com o documento de identificação.


Caso o comprovante de residência não esteja em nome do trabalhador, são aceitos documentos em nome do cônjuge ou companheiro(a) mediante apresentação da Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável. Na ausência de comprovante de residência, o cidadão poderá apresentar uma declaração emitida pela prefeitura municipal atestando sua residência na área afetada ou, ainda, uma declaração própria com informações completas, que será verificada pela CAIXA em cadastros oficiais.


Os valores podem ser creditados em conta da CAIXA, incluindo a Poupança Digital CAIXA Tem, ou em conta de outra instituição financeira, sem custos para o trabalhador.


Como solicitar o Saque Calamidade pelo App FGTS:


  1. Baixe o aplicativo FGTS nas plataformas digitais (Android e iOS) e realize o cadastro.

  2. Acesse a opção "Solicitar seu saque 100% digital" ou, no menu inferior, clique em "Saques" e selecione "Solicitar saque".

  3. Escolha a opção "Calamidade pública".

  4. Informe o nome do município (Ribeira do Amparo) e selecione-o na lista.

  5. Selecione o tipo de comprovante de endereço, digite o CEP e o número da residência.

  6. Anexe os seguintes documentos:

    • Foto frente e verso do documento de identidade (RG, CNH ou Passaporte).

    • Selfie (foto de rosto) segurando o mesmo documento de identificação.

    • Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, internet, cartão de crédito, etc.) emitido até 120 dias antes da decretação da calamidade. (Em caso de comprovante em nome de cônjuge ou companheiro(a), anexar também a Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável).

    • Na ausência de comprovante de residência, anexar declaração da prefeitura ou declaração própria (sujeita a verificação).

  7. Selecione a opção para crédito em conta CAIXA (inclusive CAIXA Tem) ou outro banco e envie a solicitação.


A lista completa dos municípios habilitados para o Saque FGTS por motivo de calamidade e os respectivos prazos para solicitação podem ser consultados neste link: https://www.fgts.gov.br/Paginas/trabalhador/saque-calamidade.aspx#municipios-habilitados. A iniciativa busca oferecer suporte financeiro emergencial aos trabalhadores de Ribeira do Amparo neste momento delicado.

Comentários


bottom of page