top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Spotify
  • Apple Music

Lançamento de livro na Semana do Trânsito propõe visão zero para segurança viária

  • Foto do escritor: Rony Costa
    Rony Costa
  • 23 de set.
  • 2 min de leitura

Obra de Leonardo Campos, lançada na Semana Nacional do Trânsito, integra educação, cidadania e cultura para promover segurança viária e consciência coletiva.

O professor e escritor Leonardo Campos apresenta o livro Visão Zero, que une educação e cidadania na construção de um trânsito mais seguro.
O professor e escritor Leonardo Campos apresenta o livro Visão Zero, que une educação e cidadania na construção de um trânsito mais seguro - Foto: Divulgação

O professor e escritor Leonardo Campos lança nesta quinta-feira (25), durante a Semana Nacional do Trânsito, o livro Visão Zero: Atravessando a Faixa da Cidadania com a Educação para o Trânsito. A publicação, em parceria com a Vedas Edições, acontece em Salvador e busca reforçar a importância da educação como ferramenta para prevenir acidentes e promover a cidadania.


A obra se inspira no conceito de Sistema Seguro e Visão Zero, que defende que nenhuma morte no trânsito deve ser aceita. Campos reúne reflexões e estratégias aplicáveis em disciplinas como Linguagens, Ciências Humanas e Exatas, incentivando professores a trabalhar o tema de forma interdisciplinar.


O autor também destaca o papel de documentários, filmes e séries na formação de uma consciência coletiva sobre segurança viária.

“Por meio da arte, podemos abordar questões complexas de forma acessível e impactante”, afirma Leonardo Campos.

Além da versão física, será lançado um livro digital gratuito, que chegará a mais de 120 escolas de Salvador e Região Metropolitana. As instituições receberão ainda o Ludo do Trânsito, jogo de tabuleiro criado para incentivar crianças e adolescentes a aprenderem sobre normas de circulação de forma lúdica e participativa.


A iniciativa integra o Projeto Interprofissional Inovação e Empreendedorismo, da Rede UNIFTC Salvador, onde Campos leciona. Segundo o professor, a proposta é formar cidadãos conscientes da responsabilidade coletiva pela segurança nas vias.

Comentários


bottom of page