top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Spotify
  • Apple Music

Em cinco meses, Neoenergia Coelba retira mais de 480 toneladas de cabos irregulares na Bahia

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 25 de jun.
  • 2 min de leitura

Cerca de 200 empresas se regularizam junto à distribuidora, que fiscalizou mais de 89 mil postes no estado

Em cinco meses, Neoenergia Coelba retira mais de 480 toneladas de cabos irregulares na Bahia
O compartilhamento de postes é regulamentado por resoluções da Aneel, Anatel e ANP, e exige que as empresas estejam em conformidade com normas técnicas e comerciais específicas — Foto: Divulgação

O volume de cabos de telecomunicações irregulares retirados dos postes de energia na Bahia cresceu 284% nos primeiros cinco meses de 2025, na comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a maio, as ações de ordenamento realizadas pela Neoenergia Coelba em todos os municípios do estado resultaram na remoção de 480 toneladas de cabos e quase 25 mil caixas de internet.


No mesmo intervalo, cerca de 200 empresas do setor se regularizaram junto à distribuidora. As ações de fiscalização ocorrem diariamente em todo o território baiano, visando segurança, redução da poluição visual e incentivo à regularização das empresas que utilizam a infraestrutura dos postes.


Salvador lidera o ranking de irregularidades, com 36 toneladas de cabos removidos em cinco meses. Além dos cabos, centenas de equipamentos, como caixas, também foram retirados para garantir a segurança da população e a manutenção adequada da rede.


Durante o período, equipes técnicas da Neoenergia Coelba fiscalizaram mais de 89 mil postes no estado, alcançando os números destacados.


“As ações de ordenamento da rede compartilhada entre a Neoenergia Coelba e as empresas de telefonia são fundamentais para a segurança da população. As empresas precisam apresentar projetos para uso dos nossos postes, estar regulares junto às agências reguladoras e, sobretudo, priorizar a segurança”, afirma Adriana Teodorio, gerente de Relacionamento da Neoenergia Coelba.

Como se regularizar


Para evitar a remoção de cabos e equipamentos, além de interrupções no fornecimento de internet, a Neoenergia Coelba disponibiliza um canal direto para que empresas de telecomunicações possam se regularizar: atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com. A falta de regularização, comum em serviços de "gatonet", contribui para o emaranhado de fios nas cidades, podendo causar acidentes, interrupções de energia e até incêndios devido ao uso de materiais inadequados.


A distribuidora orienta que os consumidores só contratem provedores autorizados, que possuam contrato formal para uso dos postes e atendam aos critérios técnicos exigidos. A lista completa de empresas regularizadas pode ser consultada no site www.neoenergia.com/web/bahia/provedores.


Comentários


bottom of page