David Sol apresenta “É um longo mar” na 4ª Festa Literária de Boipeba
- Rony Costa

- 6 de out.
- 2 min de leitura
Evento gratuito promove literatura e saberes tradicionais como instrumentos para a preservação dos ecossistemas na Ilha de Boipeba

David Sol apresenta sua pesquisa artística “É um longo mar” na 4ª edição da Festa Literária de Boipeba (Flipeba), que acontece de 9 a 11 de outubro na Ilha de Boipeba, município de Cairu, Bahia. O evento gratuito reúne escritores, artistas, estudantes, professores, moradores e visitantes com o tema “Histórias para um futuro possível: literatura e comunidades tradicionais como ferramenta de preservação dos ecossistemas”.
Com mais de 30 atividades, a programação inclui oficinas, contações de histórias, mesas literárias, mostras de cinema, lançamentos, performances, exposições e shows. O objetivo é valorizar os saberes das comunidades locais como instrumentos de conservação ambiental.

Natural de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, David Sol traz em seu trabalho um diálogo entre memória, fé e sonho, explorando o mar como território simbólico e caminho ancestral.
“A fabulação aqui não é fuga, mas ferramenta de construção, um modo de instaurar mundos possíveis”, afirma o artista.
A partir do dia 9 de outubro, Sol ocupará a Casa Latina ao lado da artista chilena Ninã Agua, que chega ao Brasil especialmente para o evento. Juntos, apresentam a mostra colaborativa e a oficina “Waji – Marcas do Oceano”, inspirada no pigmento azul de origem africana que permeia a estética do artista. A oficina acontecerá no dia 10 de outubro, às 16h, também na Casa Latina.
A participação do artista na Flipeba integra o projeto “É um longo mar”, apoiado pelo Fundo CICLA em parceria com a Flotar Plataforma.
SERVIÇO
O quê: Festa Literária da Ilha de Boipeba (Flipeba)
Quando: De 9 a 11 de outubro de 2025
Onde:Ilha de Boipeba, Cairu (BA)
Programação gratuita: Praça Principal Santo Antônio, Velha Boipeba
Mais informações: @flipeba|contatoflipeba@gmail.com









Comentários