top of page

Companhia de Dança paulista celebra 20 Anos com turnê gratuita na Bahia

'Cantinho de Nóis' percorrerá cinco cidades baianas entre 3 e 8 de junho, unindo dança contemporânea e elementos do folclore nordestino

Jorge Garcia Companhia de Dança
A Jorge Garcia Companhia de Dança foi criada em 2005, pelo diretor e coreógrafo Jorge Garcia _ Foto: Sílvia Machado

A Jorge Garcia Companhia de Dança, que completa duas décadas de atuação em 2025, inicia uma turnê especial pela Bahia com o espetáculo 'Cantinho de Nóis'. A circulação, que acontecerá entre os dias 3 e 8 de junho, contemplará cinco cidades do estado com apresentações e oficinas de dança gratuitas para o público de todas as idades.


A estreia será no dia 3 de junho, às 19h, no Teatro Municipal de Ilhéus, seguindo para Itacaré no dia 4, onde a apresentação ocorrerá às 19h30 no Colégio Estadual Aurelino Leal Tempo Integral. O Recôncavo Baiano também receberá o grupo, com sessões marcadas para o dia 6, às 19h, no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da UFRB em Santo Amaro, e no dia 7, às 19h, no Cine Theatro Cachoeirano. A turnê se encerra em Salvador, no dia 8 de junho, às 19h, no Teatro Experimental da UFBA.


'Cantinho de Nóis' explora a fusão da dança contemporânea com elementos de danças populares do Nordeste, como o Cavalo Marinho e o Bumba-Meu-Boi. A narrativa do espetáculo traça uma jornada da atmosfera nostálgica e religiosa dos cortadores de cana de Pernambuco até a efervescência rítmica do carnaval de Olinda, com inspiração em obras do renomado folclorista Câmara Cascudo.


Jorge Garcia, bailarino e diretor do espetáculo, destaca que "além da dança, os elementos teatrais e populares deste espetáculo dialogam com vários cantinhos do Brasil". Segundo ele, a Bahia ainda não havia recebido a montagem, o que despertou o desejo de explorar esse território marcado pela diversidade cultural e pela possibilidade de trocas significativas com o público local.


Ele afirma que a experiência de estar em solo baiano representa uma oportunidade de respirar novos ares e vivenciar o intercâmbio com outras linguagens.

"Daí o interesse de poder transitar neste território tão rico culturalmente e assim poder dialogar e respirar estes novos lugares, podendo trocar experiências com o povo e a cultura baiana", acrescenta.

Garcia ainda define o espetáculo Nóis como uma fusão de referências: "É uma mistura da influência dialética paulista e mineira, mas que conversa com todo o país", resume.

Cia de Dança Paulista
Residente em São Paulo, a Cia. desenvolve uma pesquisa em dança que busca novas possibilidades de vigor e sensibilidade no artista, valorizando o intérprete como criador em potencial _ Foto: Sílvia Machado

Encontros com o Público e Oficinas de Dança


Após cada apresentação, a companhia promoverá uma roda de conversa de 30 minutos, proporcionando um espaço de diálogo entre o elenco e o público sobre a concepção e o processo criativo do espetáculo.


Adicionalmente, cada cidade receberá uma oficina de dança com duração de 1h30, destinada a até 25 participantes. As aulas abordarão técnicas de dança contemporânea, exploração do espaço, anatomia básica e expressão corporal, com o objetivo de estimular a percepção e o autoconhecimento dos participantes.


Este projeto é resultado da contemplação da Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna 2023, que visa a circulação do espetáculo por cinco cidades em Minas Gerais e cinco na Bahia.


Serviço


Ilhéus


Itacaré


Santo Amaro

  • Data: 6 de junho de 2025 (sexta-feira), às 19h

  • Oficina: 14h às 15h30

  • Local: Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (UFRB - Unidade Santo Amaro) - Rua General Argolo, s/n Bairro Sacramento

  • Ingressos: Retirada de ingresso via Sympla

  • Inscrição Oficina: Formulário Google


Cachoeira


Salvador

  • Data: 8 de junho de 2025 (domingo), às 19h

  • Oficina: 14h às 15h30

  • Local: Teatro Experimental da Escola de Dança da UFBA (Av. Milton Santos, S/N, Campus Universitário de Ondina)

  • Ingressos: Retirada de ingresso via Sympla

  • Inscrição Oficina: Formulário Google

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page