top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Spotify
  • Apple Music

Bloco Afro A Mulherada celebra 25 anos com desfiles no Fuzuê, Campo Grande e Furdunço

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • há 10 horas
  • 2 min de leitura

Com o tema "Iyobas", entidade feminina homenageia a Rainha Mãe Idia e destaca a ancestralidade negra em três circuitos da folia.

Bloco Afro A Mulherada desfilando no Carnaval
O tema do Bloco Afro A Mulherada é Iyobas — Crédito: Gabriel Davi Conceição

O Bloco Afro A Mulherada celebra 25 anos de atuação com desfiles no Fuzuê, no Campo Grande e no Furdunço, nos dias 8, 12 e 15 de fevereiro, em Salvador, com o tema “Iyobas – A Força Ancestral da Rainha Mãe Idia: do Benim a Salvador, a herança das mulheres negras”.


A programação começa no pré-Carnaval, neste sábado (8), com a participação da Banda Mulherada no Fuzuê, na Barra. O grupo sobe ao circuito com cerca de 40 integrantes, entre percussionistas, dançarinas afro e musicistas de sopro.


No dia 12 de fevereiro, o bloco participa da abertura oficial do Carnaval, no Circuito Osmar, no Campo Grande. Com mais de 1.000 integrantes, o desfile contará com alas de percussão, dança, baianas, rainhas afro e foliões.


Encerrando a programação, o grupo retorna às ruas no Furdunço, no dia 15, no Circuito Batatinha, no Centro Histórico, em formato de banda show com microtrio e apresentações performáticas.


O tema faz referência às Iyobas, título tradicional do Reino do Benim ligado à liderança feminina, e homenageia a Rainha Mãe Idia, figura histórica associada à força espiritual e política das mulheres negras. A proposta é destacar a herança afro-diaspórica e o protagonismo feminino no Carnaval de Salvador.


Ao longo de sua trajetória, A Mulherada se consolidou como uma expressão cultural voltada à valorização da identidade afro-brasileira, reunindo mulheres negras, pessoas LGBTQIA+ e integrantes da comunidade em cortejos que misturam música, dança e ancestralidade.


A participação do bloco conta com patrocínio institucional da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Sufotur).


Serviço

O quê: Bloco Afro A Mulherada – Carnaval 2026

Quando e onde: 8 de fevereiro – Fuzuê (Barra), 12 de fevereiro – Circuito Osmar (Campo Grande), 15 de fevereiro – Furdunço (Circuito Batatinha)

Informações: @amulheradaoficial


Comentários


bottom of page